INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DIALÉCTICA
I. — Precauções preliminares.
II. — De onde nasceu o método dialéctico?
III. — Por que foi a dialéctica, durante muito tempo, dominada pela concepção metafísica?
IV. — Por que era metafísico o materialismo do século XVIII?
V. — Como nasceu o materialismo dialéctico: Hegel e Marx.
I. — Precauções preliminares.
Quando se fala da dialéctica, é, por vezes, com mistério e apresentado-a como qualquer coisa de complicado.
Conhecendo mal o que é, fala-se dela, também, a torto e a direito. Tudo isso é lamentável, e faz cometer
erros que é preciso evitar.
Tomado no seu sentido etimológico, o termo dialéctica significa, simplesmentes, a arte de discutir, e é assim
que se ouve, muitas vezes, dizer de um homem que discute longamente, e mesmo também, por extensão,
daquele que fala bem: é um dialéctico!
Não é nesse sentido que vamos estudar a dialéctica. Tomou, sob o ponto de vista filosófico, uma significação
especial.
A dialéctica, no sentido filosófico, contrariamente ao que se pensa, está ao alcance de todos, porque é uma
coisa muito clara e sem mistério.
Mas, se pode ser compreendida por toda a gente, tem, todavia, as suas dificuldades; e, eis como devemos
compreendê-las.
Entre os trabalhos manuais, alguns são simples, outros, mais complicados. Fazer caixas de embalagem, por
exemplo, é um trabalho simples. Montar um aparelho de T.S.F., pelo contrário, representa um trabalho que
requer muita habilidade, precisão, agilidade dos dedos.
As mãos e os dedos são para nós instrumentos de trabalho. Mas o pensamento também o é. E se os dedos não
fazem sempre um trabalho de precisão, o mesmo acontece com o nosso cérebro.
Na história do trabalho humano, o homem, no início, apenas sabia fazer trabalhos grosseiros. O progresso
nas ciências permitiu trabalhos mais precisos.
Acontece exactamente o mesmo com a história do pensamento. A metafísica é esse método de pensamento
que apenas é capaz, como os nossos dedos, de movimentos grosseiros (como pregar caixotes ou puxar as
gavetas da metafísica).
A dialéctica difere deste método, porque permite uma maior precisão. É apenas um método de pensamento
de grande precisão.
A evolução do pensamento foi a mesma que a do trabalho manual. É a mesma história, não havendo nenhum
mistério: tudo é claro nesta evolução.
sexta-feira, 5 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário