quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Filosofia

Georges Politzer

Em maio deste ano 2009 fez 67 anos que o filósofo Georges Politzer foi assassinado pelos ocupantes nazis da França. De origem húngara, participante da Revolução Húngara de 1919 refugiara-se em França depois do esmagamento da Revolução pela aliança militar entre as burguesias ocidentais e húngara e a sequente instauração do regime fascista na Hungria. A sua vida de revolucionário terminaria ao ser entregue ao ocupante alemão pelo governo burguês colaboracionista da França em 1942, pelo crime de ser comunista e patriota que levaria ao seu fuzilamento depois de meses de tortura. Deixou-nos o livro que hoje apresentamos, escrito por um seu aluno na Universidade Operária de Paris com as notas das aulas de Politzer.
Um livro que é hoje ainda uma das mais didácticas introduções ao Materialismo Dialéctico, à filosofia do Marxismo-Leninismo, E que muito recomendamos.

Publicado pelo jornal da ORL do PCP

Tive o privilégio de ler este livro em 1969 e foi nele que me embebi no ideal comunista.
Vou procurar partilhar com os que me lêem alguns trechos que eu julgue serem de maior importância

Quelha Funda






Sem comentários:

Enviar um comentário